Mês: março 2020
-
CNJ amplia o rol de pessoas que podem atuar como conciliadores de Justiça
Read More: CNJ amplia o rol de pessoas que podem atuar como conciliadores de JustiçaEstudantes de ensino superior podem atuar como conciliadores judiciais, desde que sejam capacitados conforme determina a Resolução n. 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ou supervisionados por professores capacitados como instrutores.
-
Direito da USP é premiado por incluir disciplinas sobre mediação
Read More: Direito da USP é premiado por incluir disciplinas sobre mediaçãoA inclusão de duas disciplinas sobre mediação e conciliação na mais tradicional graduação de Direito do país, a faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), rendeu ao professor de Direito do Trabalho e de Direitos Humanos Antônio Rodrigues de Freitas Júnior o prêmio Conciliar É Legal, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
-
Oferta unilateral e vinculante de arbitragem pela União em PPI
Read More: Oferta unilateral e vinculante de arbitragem pela União em PPIA Medida Provisória 752/16 estabeleceu diretrizes gerais para a prorrogação e a relicitação dos contratos de parceria firmados nos termos da Lei 13.334/16 (PPI – Programa de Parcerias de Investimentos).
-
A possibilidade do financiamento de arbitragem por terceiros
Read More: A possibilidade do financiamento de arbitragem por terceirosNa origem o TPF é a sigla da expressão em inglês para third-party funding que, no Brasil, é chamado de Financiamento de Arbitragem por Terceiros.
-
Vídeo – O Estudo da Mediação nos Cursos Superiores
Read More: Vídeo – O Estudo da Mediação nos Cursos SuperioresNesta edição, Asdrubal Júnior entrevista o Diretor Executivo da M9GC, Marcelo Girade, responsável pela Organização do II Seminário Mediação e Sociedade, e, pela I Competição de Mediação Empresarial da Antônio Meneghetti Faculdade.
-
Deficiência visual é superada por mediador
Read More: Deficiência visual é superada por mediadorSe você tivesse alguma deficiência física isso o impediria de trabalhar? A resposta do mediador Douglas Astério é não.
-
A Mediação no setor de petróleo e gás
Read More: A Mediação no setor de petróleo e gásA mediação é muito recomendada na resolução de litígios complexos, e tende a ser mais bem sucedida quando o mediador tem conhecimento especializado no setor, o que aumenta a sua credibilidade.
-
A mediação nas relações de consumo
Read More: A mediação nas relações de consumoCom a finalidade de proporcionar o equilibro e a eficiência da defesa dos direitos dos consumidores, a mediação se mostra como o meio extrajudicial propicio para a manutenção de um diálogo eficaz entre as partes contratantes, onde o consumidor atuaria de maneira mais ativa e consciente enquanto cidadão titular de direitos e garantias.
-
Resiliência e o enfoque prospectivo da mediação de conflitos
Read More: Resiliência e o enfoque prospectivo da mediação de conflitosA proposta da resiliência consiste em enfocar e destacar recursos das pessoas e grupos sociais para seguirem em frente – uma perspectiva que desestabiliza algumas das teorias tradicionais da psicologia, que costumam enfatizar as enfermidades e o que está errado.
-
Arbitragem, Tribunal de Contas e Direito Marítimo e Portuário – III
Read More: Arbitragem, Tribunal de Contas e Direito Marítimo e Portuário – IIIO controle a ser feito pelas Cortes de Contas restringe-se ao de legalidade, legitimidade e economicidade dos gastos públicos. O que for decidido pela via arbitral, repercuta ou não nas coisas públicas, sequer pode ser controlado pela jurisdição estatal, sendo essa lógica também aplicada ao Tribunal de Contas.