O que promove a cultura da mediação nas empresas

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Sabemos que é importante um certo grau de competitividade entre os colaboradores de uma empresa, mas partimos do pressuposto que a competitividade tem um certo limite, pois passando deste ela se torna nociva ao atingimento de resultados. A competitividade às vezes agride, afasta e desconecta o colaborador dos seus objetivos e por sua vez dos objetivos da empresa que trabalha.
A competitividade pode se tornar um processo destrutivo de solução de conflitos em que as pessoas se enxergam e se comportam como inimigas, como oponentes, não conseguem entender as razões e os interesses do outro como parte integrante e necessária para a obtenção de um objetivo.
Por sua vez, a colaboração é um processo construtivo que explora estratégias que venham a prevenir ou resolver futuras controvérsias e ensina uma melhor compreensão recíproca. A mediação no ambiente de trabalho, que é um processo colaborativo, conscientiza sobre direitos e deveres, sobre a responsabilidade de cada membro da equipe, transforma uma visão negativa para uma visão positiva dos conflitos e incentiva ao diálogo, possibilitando uma comunicação pacífica.
A mediação no ambiente de trabalho gera participação pois cada um será protagonista das soluções, haja vista que, os membros de uma equipe estão mais dispostos a cooperar para juntos chegarem a uma solução. A mediação promove um relacionamento cooperativo por que as pessoas se sentem compreendidas, validadas e valorizadas.
Implantando a cultura da mediação na empresa construímos e reconstruímos, restabelecemos e fortalecemos as relações, em regra, corrobora o conhecimento mútuo e a empatia, proporciona uma mudança e transformação, de forma a gerar novas ideias e alternativas, antes não encontradas, a equipe passa a ter foco em soluções.
Por Danyelle Bandeira de Melo, mediadora judicial e extrajudicial e educadora parental de disciplina positiva pela positive discipline association.
Fonte: Mulheres Empreendedoras-PI – 21 de janeiro de 2019.
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