Mês: março 2018
-
Novo CPC prevê câmaras de conciliação e mediação municipais
Read More: Novo CPC prevê câmaras de conciliação e mediação municipaisO artigo 174 do novo Código de Processo Civil impõe expressamente a novidade de que os municípios também devem ter câmaras de conciliação e mediação municipais. De fato, temos mais de 6 mil municípios no Brasil, sendo que menos de 2 mil são sede de comarca.
-
Petição Inicial e a Audiência de Conciliação ou Mediação com as alterações Trazidas pelo CPC / 2015
Read More: Petição Inicial e a Audiência de Conciliação ou Mediação com as alterações Trazidas pelo CPC / 2015Neste artigo será apresentado as disposições iniciais da Parte especial do Novo Código, principalmente as alterações trazidas com sua edição.
-
Justiça do Trabalho deve ter sua própria resolução de conciliação
Read More: Justiça do Trabalho deve ter sua própria resolução de conciliaçãoRepresentantes dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) de 17 Regiões reuniram-se nesta semana com membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para discutir a elaboração de uma proposta de normatização da atuação da Justiça do Trabalho na Política Nacional de Conciliação, instituída pela Resolução CNJ 125/2010.
-
Solução consensual de conflitos: mediação
Read More: Solução consensual de conflitos: mediaçãoA mediação trata-se de uma autocomposição indireta, na qual as partes em disputa são auxiliadas por uma terceira parte, neutra no conflito, para lhes auxiliar a chegar a uma solução.
-
Evento discute meios adequados para solucionar conflitos
Read More: Evento discute meios adequados para solucionar conflitosA sexta edição do Secmasc – Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina traz o tema “Meios Adequados de Solução de Conflitos no Cenário Moderno” e tem abordagem multidisciplinar, sendo de interesse para profissionais liberais como contadores, advogados, engenheiros, empresários, economistas, administradores, corretores, psicólogos, estudantes, entre outros.
-
Conciliadores e mediadores serão remunerados por audiência, decide TJGO
Read More: Conciliadores e mediadores serão remunerados por audiência, decide TJGOA Corte Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) aprovou nesta segunda-feira (15) a resolução que regula atuação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Entre as novidades, o trabalho dos mediadores e conciliadores passa a ser remunerado por audiência.
-
Resolução permite divulgação de dados básicos de arbitragens envolvendo Estado
Read More: Resolução permite divulgação de dados básicos de arbitragens envolvendo EstadoA Resolução Administrativa 2/2016 veio após a reforma de 2015 da Lei de Arbitragem (Lei 9.307/1996), que passou a admitir esse meio alternativo de resolução de conflitos envolvendo entidades estatais diretas.
-
Métodos adequados de solução dos conflitos é tema de abordagem em Subseção da OAB
Read More: Métodos adequados de solução dos conflitos é tema de abordagem em Subseção da OABMeios extrajudiciais de solução de conflitos foi o tema central da reunião realizada no dia 04, nesta Subseção. A presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem de Blumenau e Região Estela Mari Werner apresentou o projeto do VI Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem que será promovido nos próximos dias 22 e 23 de setembro, nesta cidade.
-
O novo CPC e a mudança cultural para se chegar a solução consensual de conflitos
Read More: O novo CPC e a mudança cultural para se chegar a solução consensual de conflitosAo resolverem consensualmente seus conflitos, as partes têm um envolvimento muito maior com a tomada de decisão. Ao invés de colocarem a decisão do litígio nas mãos de um terceiro (juiz), que tomará uma decisão vinculante entre as partes, resultando num vencedor e num perdedor, elas mesmas assumem a tarefa de resolver o conflito, podendo chegar a uma composição em que ambas saiam vencedoras.
-
Na arbitragem, a mera técnica jurídica do “saber prudencial” não é suficiente
Read More: Na arbitragem, a mera técnica jurídica do “saber prudencial” não é suficienteO papel dos árbitros é justamente o de estimular a negociação entre as partes, trazendo resposta razoável para os conflitos apresentados.